Quantcast
Channel: Blog Cisco Brasil » Cisco Consulting Services
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Como a nuvem capacita as linhas de negócios, desafios de TI

$
0
0

Como principal modelo da economia da Internet de Todas as Coisas (IoE), a nuvem está contribuindo na implementação de grandes mudanças em quase todos os aspectos de nossas vidas. Embora a trajetória de crescimento da nuvem tenha sido cuidadosamente traçada, há relativamente pouco conhecimento sobre seu impacto nos departamentos de TI. Para obter uma melhor compreensão, a Cisco® Consulting Services, em parceria com a Intel®, realizou uma extensa pesquisa global com 4.226 líderes de TI, entrevistados entre março e abril de 2013, para investigar as mudanças de TI decorrentes da nuvem.

O estudo “O impacto da nuvem nos modelos de consumo de TI” explorou as drásticas mudanças que estão afetando a TI em todas as principais etapas do ciclo de vida do consumo: como as empresas planejam, adquirem, implementam, operam e controlam a TI. Esta é a segunda parte de uma série de blogs de quatro partes que irá explorar alguns dos resultados deste estudo e discutir como os líderes de TI de hoje podem se preparar para o novo modelo de TI.

Uma das expressões mais claras da mudança gerada pela nuvem é o posicionamento das linhas de negócios (LOBs, lines of business) — recursos humanos, vendas, pesquisa e desenvolvimento e outras áreas que são usuárias finais de TI — como consumidoras diretas ou terceirizadas de serviços em nuvem, bem como influenciadoras ainda mais proeminentes das pautas de TI das empresas. Isso representa uma grande mudança de paradigma em décadas de tradição de TI, quando ela definia a agenda e tomava todas as decisões de planejamento e aquisição.

75% dos entrevistados acreditam que o planejamento de TI envolverá cada vez mais os participantes das linhas de negócios.

O estudo da Cisco/Intel revela que as LOBs estão financiando 44% do total dos gastos com TI em todo o mundo, sendo esse valor relativamente estável entre as regiões.A maioria dos entrevistados acredita que as LOBs manterão ou aumentarão essa porcentagem nos próximos três anos. Gastos de TI “desnecessários” ou “duvidosos” podem implicar uma porcentagem ainda mais alta no gasto com TI pelas LOBs. O que está claro, no entanto, é que o surgimento das LOBs como centros de compras de TI não é um cenário que se formará no longo prazo, já é uma realidade.

Além disso, a pesquisa da Cisco e da Intel mostra que o impacto das LOBs vai muito além de quem assina o cheque; elas serão observadas ao longo de todo o ciclo de vida do consumo de TI, especificamente como consequência da nuvem. O estudo revela dois fatores principais que estão fazendo com que as LOBs busquem mais controle sobre sua experiência de TI: 1) os usuários corporativos esperam poder usar uma variedade maior de dispositivos (82% no total), conforme vimos com o advento do BYOD nas empresas; e 2) eles querem cada vez mais acessar os serviços de TI por meio de um modelo de “autoatendimento” (73% no total).

Apesar do aumento da influência da LOB, vários dos entrevistados de TI, especialmente os pertencentes aos mercados emergentes, acreditam que a TI irá manter um papel centralizado e bem consolidado no gerenciamento de soluções de nuvem, com soluções de segurança e políticas estáveis. (Os entrevistados na Ásia-Pacífico e na América Latina são quase duas vezes mais propensos a projetar um aumento no tamanho no departamento de TI do que seus colegas na Europa e América do Norte.)

Uma vez que a influência das LOBs vai se estender a todas as fases do ciclo de vida da TI, será criada uma complexidade sem precedentes para os departamentos de TI à medida que elas lidam com uma série de questões, abrangendo gerenciamento de segurança e risco, suporte, métricas e muito mais. Conforme a TI se transforma em um modelo “como um serviço”, as integrações e relacionamentos entre a TI e as LOBs precisarão mudar.

Ainda não está claro se a centralização e a maior mobilização de recursos de TI são realistas. Seja como for, a TI deverá formar parcerias com as LOBs em novas formas complexas. Na visão dos líderes de TI entrevistados, a TI se desenvolverá para ser uma agente de serviços das LOBs, agindo como intermediária e organizadora das soluções de nuvem internas e externas nos negócios, à medida que oferece também segurança e suporte técnico.

Considerando a influência cada vez maior das LOBs, a TI deve intensificar os novos desafios: ao se mover rapidamente, promover a inovação, viabilizar novas experiências do usuário final e ao causar impacto positivo nos resultados de negócios de uma forma mensurável.

A Cisco e a Intel estão comprometidas em orientar os clientes em cada etapa dessa jornada de inovação da nuvem.

Para fazer o download completo do relatório, acesse.

Para navegar no relatório por região, acesse.

Para obter mais informações sobre a estratégia de nuvem da Cisco, acesse.

Para obter mais informações sobre a computação em nuvem da Intel, acesse.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3